jornal

COMPETÊNCIA

    Você consegue identificar quais são as competências profissionais que uma pessoa necessita para fazer parte da sua equipe? Qual a importância de estimular o desenvolvimento de habilidades profissionais dentro da sua empresa?
      As competências profissionais fazem parte da capacidade de utilização dos conhecimentos que foram adquiridos ao longo da vida acadêmica e da carreira dentro do mercado de trabalho. A competência abrange as características de ser objetivo, claro, transparente, firme e autoconfiante diante dos desafios nas tomadas de decisões que surgem no dia-a-dia da empresa, ou seja, competência é todo o preparativo a respeito do conhecimento, habilidade, atitude e inteligência emocional e técnica para a tomada de uma atitude frente a alguma adversidade que possa surgir no âmbito profissional.
     No que diz respeito à gestão estratégica de recursos humanos, a identificação das competências profissionais pode se basear em diferentes formas de orientação para planejar, captar, avaliar e desenvolver as pessoas. Contudo, conforme já dito, elas são um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que os profissionais precisam apresentar para que o trabalho desejado seja realizado de forma eficaz. Levando em consideração os diferentes segmentos do mercado comercial. É inegável dizer que as competências profissionais irão variar de acordo com cada setor e nível hierárquico, porém há competências inerentes a todo setor comercial, sendo que as que devem ser mais observadas dentro do setor empresarial são: uma boa gestão de pessoas, desenvolvimento pessoal, liderança, comunicação, raciocínio lógico e competências técnicas.
    Portanto, um gestor que se preocupa com as competências profissionais de seus colaboradores pode investir na capacitação profissional de sua equipe. A capacitação profissional está focada em preparar uma pessoa para que ela consiga desenvolver atividades específicas de uma função com total autonomia, ou seja, as capacidades profissionais estão diretamente relacionadas com as competências profissionais, pois se o colaborador obtiver um arsenal desenvolvido, ele não dependerá de nenhuma outra pessoa para realizar a função necessária. Desse modo, o aprendizado adquirido pelo profissional durante sua trajetória permite com que ele atue em diferentes contextos usando uma visão analítica e precisa para apontar a solução mais adequada diante de alguma situação que possa estar acontecendo dentro da empresa. A capacitação profissional desenvolve novas habilidades e consegue aprimorar as já existentes no cerne do colaborador.
      Usualmente, os profissionais são encorajados a colocarem seus conhecimentos e experiências de forma sistemática dentro da empresa e o desenvolvimento de novas habilidades são formas para estimular seus funcionários a se empenharem cada vez mais na participação assertiva no que diz respeito ao direcionamento dos negócios. Por exemplo, um colaborador pode possuir a competência para vender determinado produto, contudo, se a habilidade de comunicação for estimulada nele através de cursos, as vendas realizadas por ele podem aumentar.
      Então, por que é importante investir na capacitação profissional? É inegável dizer que se você tiver uma equipe altamente capacitada, a sua empresa vai além do que é esperado dentro do mercado e alcança resultados positivos, tornando-se referência e deixando sua marca mais bem colocada. Além disso, o investimento na capacitação dos seus funcionários contribui para que seus próprios colaboradores se tornem cada vez mais competentes e atualizados com as atividades exercidas dentro de suas funções. Isso evita com que haja uma alta rotatividade de funcionários e, consequentemente, despesas de novos treinamentos. Sem dúvidas, sua equipe é motivada a ter novas ideias, visões e conhecimentos, colaborando com a inovação dos processos realizados e otimizando as atividades exercidas.
     Além do mais, as competências profissionais não estão voltadas apenas à vida profissional do seu colaborador. Os impactos de manter um funcionário competente irradiam para a vida pessoal dele, fazendo com que haja uma postura mais humana e sensível a uma série de questões recorrentes dentro da equipe. Dentre elas, a racionalidade perante o uso de materiais e recursos dispostos pela empresa, o que, automaticamente, influencia na economia e na funcionalidade do seu negócio. A melhor comunicação entre todas as partes envolvidas na empresa, posto que o profissional que passa por um processo de capacitação profissional passa a se enxergar como uma pessoa especial para a empresa, visto que ela teve o interesse em investir nele. Isso faz com que ele se sinta mais valorizado, proporcionando maior empenho do trabalho exercido dentro da instituição.
   Para a Amplie-se, a competência profissional não está voltada apenas à vida profissional, ela estimula o crescimento contínuo do indivíduo como pessoa, visando diferentes tipos de evolução, como capacidades técnicas, emocionais, comportamentais e diferentes tipos de habilidades sociais.