jornal

Confiança

     A confiança é um substantivo que possui significado intenso em qualquer tipo de relação interpessoal, sendo ela o pilar psicológico de interação que exprime a aceitação da vulnerabilidade do relacionamento construído. Além disso, pode ser entendida, também, como a estruturação da moralidade e da sinceridade de alguém para com o outro.
    Em sociologia e psicologia social, confiança se refere à expectativa de que um indivíduo, grupo ou instituição atue da maneira esperada em determinada situação. Trata-se da suspensão temporal da situação básica de incerteza acerca de eventos ou ações individuais, grupais ou institucionais mediante a suposição de que exista um grau de regularidade e previsibilidade nas atitudes do outro em determinada circunstância.
   Assim como nos relacionamentos pessoais, nos relacionamentos profissionais é necessário construir um vínculo de confiança para que todas as partes envolvidas se sintam seguras e a relação seja saudável. Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria espaço para a cooperação, o comprometimento, a circulação de ideias inovadoras e a superação das diferenças, aumentando a satisfação no trabalho e melhorando a comunicação.
     A questão é simples: se o profissional confia no gestor que tem, dificilmente suas decisões serão questionadas ou gerarão insegurança na tomada de iniciativa pelo colaborador. E um líder que confia no profissional dará a ele a chance de abraçar os desafios que surgirem. Portanto, a construção da confiança tanto no âmbito pessoal quanto no profissional se faz diariamente, de maneira intensa e desafiadora. 
     Mas acredite, os frutos dessa jornada tão árdua serão colhidos em longo prazo através da fundação de uma equipe unida e com clareza de que todos os envolvidos podem contar uns com os outros, trazendo harmonia e assegurando que todos os envolvidos se sintam seguros para serem participativos e visem ao progresso tanto do relacionamento pessoal quanto do profissional.
   Para a Amplie-se, o conceito de confiança é desenvolvido através do relacionamento transparente entre todos os envolvidos interna e externamente, para que o trabalho realizado seja entregue de forma eficaz, prezando sempre pela boa comunicação e incentivando uma relação saudável durante toda a etapa de desenvolvimento do projeto pretendido. Dessa forma, a Confiança se faz presente no método CHEC.